martes, 28 de agosto de 2012

As Palavras do Pastor - A semente divina


Ensinamentos apostólicos de Sua Beatitude Moram Mar Athanasios Iº, a todo Clero da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro .


S.B. Moran Mar Athanasios


AS PALAVRAS DO PASTOR

A SEMENTE DIVINA

Jesus Cristo, o divino semeador, vem espalhar a boa semente na Sua vinha, a Igreja; Ele mesmo quer preparar as nossas almas para uma nova florescência de graça e virtude.

A semente é a palavra de Deus “. O Verbo, Palavra eterna do Pai , encarna, faz-se homem, chama-se Jesus Cristo e vem espalhar no coração dos homens a palavra divina, que não é outra coisa senão um reflexo de Si mesmo. A palavra de Deus não é um som que fere o ar e se perde imediatamente como a palavra dos homens; mas é luz sobrenatural que ilumina sobre o verdadeiro valor das coisas, é graça que dá capacidade e força para viver segundo a luz de Deus. É , portanto, semente de vida sobrenatural , de santidade , de vida eterna. Esta semente nunca é estéril em si mesma, encerra sempre uma poderosa força vital, capaz de produzir não só algum fruto de vida cristã, mas abundantes frutos de santidade. Esta semente não é confiada a um agricultor inexperiente que, por sua incapacidade, pode arruinar a melhor sementeira; é o próprio Jesus, o Filho de Deus, o semeador.

Porque motivo a semente não dá sempre frutos desejados? Porque frequentemente o terreno que a recebe não tem as disposições necessárias. Deus não cessa de espalhar a Sua semente no coração dos homens, de convidá-los, solicitá-los para o bem com a Sua luz e Seus apelos, de distribuir a Sua graça por meio dos sacramentos; mas tudo isto será vão e estéril se o homem não oferecer a Deus um terreno, ou seja, um coração preparado e bem disposto. Deus quer que nos salvemos e santifiquemos, mas não força ninguém: respeita a nossa liberdade. Em Lucas 8, 4-15 , podemos ver quatro categorias de pessoas que recebem de modo diferente a semente da palavra divina, e compara-as ao caminho pisado, ao chão pedregoso , ao solo espinhoso e, finalmente , à boa terra.

CAMINHO PISADO: Almas inconstantes, abertas, como o caminho, a qualquer distração, ruído e curiosidade; abertas à passagem de qualquer criatura e afeto terreno. Logo que a palavra de Deus chega ao seu coração, imediatamente o inimigo, encontrando livre o acesso, arrebata-a, impedindo-a de germinar.

CHÃO PEDREGOSO: Almas superficiais , nas quais o bom terreno se reduz a uma leve camada, que o vento das paixões levará bem depressa juntamente com a boa semente.

Estas almas entusiasmam-se facilmente, mas não sabem perseverar-se, “no tempo da tentação, voltam atrás”. Não sabem perseverar porque não tem a coragem de abraçar as renuncias e os sacrifícios necessários para se mantiverem fiéis à palavra de Deus , para pô-la em prática em todas as circunstancias . O seu fervor é fogo de palha que cessa e se extingue com a menor dificuldade.

SOLO ESPINHOSO: Almas preocupadas com as coisas terrenas , com os prazeres, os negócios , os interesses materiais. A semente germina, mas logo os espinhos a sufocam, roubando-lhe o ar e a luz. Os excessivos cuidados das coisas temporais acabam por abafar os direitos do espírito.

A BOA SEMENTE: Enfim , é comparada por Jesus “ aqueles que, tendo ouvido a palavra com um coração reto e bem disposta , a conservam e dão fruto pela perseverança “. Coração bom e reto é aquele que dá sempre a Deus o primeiro lugar, que busca primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. A semente da palavra divina, das inspirações e da graça dá fruto abundante na medida das boas disposições que encontrar em nós: recolhimento, seriedade e profundidade de vida interior, desapego, busca sincera das coisas de Deus, além e acima de todas as coisas terrenas. E depois, “perseverança”, porque sem ela é impossível que a palavra de Deus produza em nós o seu fruto.

Ó divino Jesus, abençoai e santificai vossos filhos, para que sejam pacientes e humildes, no vosso Santo amor.


Em nossa Sede Apostólica, junto a Catedral Metropolitana Ortodoxa S. Pedro e S.Paulo, nesta cidade protegida de Deus de São Paulo de Piratininga, estado de São Paulo, Brasil, aos 28 dias do mês de agosto de 2012.

Sua Beatitude Moran Mar Athanasios Iº

Hierarca Supremo da Igreja Ortodoxa Bielorrussa

Eslava no Estrangeiro



No hay comentarios:

Publicar un comentario