miércoles, 20 de febrero de 2013

Mensagem quaresmal 2013 - S. B. Athanasios Iº Aloysios


Mensagem quaresmal no Ocidente de S. B. Athanasios Iº Aloysios, a toda a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro – ano 2013.
 
 
Nuestro Señor Jesucristo venciendo los placeres terrenales que le ofrecía el Maligno
 
A VOZ DO PASTOR

              Bom dia Quaresma

Ao começar o tempo estritamente quaresmal, a Igreja convida-nos para a grande luta, luta decisiva contra o pecado, que nos deve conduzir à ressurreição pascal. O modelo é Jesus que, embora isento do fogo da concupiscência , quis por nós, ser tentado pelo demônio, para “se compadecer das nossas enfermidades" (Hebr.4,15).  A quaresma  na Igreja Católica  Ortodoxa de acordo com o ocidente, começa a meia noite de domingo, 10 de fevereiro de 2013, não na  quarta-feira  de cinzas. É uma época de jejum, penitência, filantropia, restauração espiritual, moral  e física. O Chamado carnaval é o sacrilégio da quaresma e da Igreja, incompatível com a vida cristã.  Este é o momento da cooperação de cada fiel, de cada paróquia, de cada comunidade ajudar na filantropia de sua sede Patriarcal, pois, toda boa plantação provem de uma arvore forte (tronco), para lhe dar sombra e proteger seu fortalecimento.

Com base no jejum de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt.4) os santos apóstolos observaram a quaresma  (Mt. 9,15; At. 27,9) . Os santos padres, seus sucessores, em todos os séculos, vêm reforçando e estimulando os nobres preceitos e as positivas vantagens desta prática da coletividade, como sinal da união eclesial. O jejum individual, ocasional ou regional faz parte da tradição ortodoxa, mas não substitui ou descarta a quaresma.

Com a divisão da unidade eclesial, veio, inclusive, a quebra da quaresma. Cada Comunidade passou a legislar por conta própria, desviando-se das verdadeiras regras apostólicas, com escusas disfarçadas. A quaresma, hoje, resume-se em abstinências de carnes e seus derivados na primeira e última semanas da quaresma e nas quartas e sextas feiras durante a mesma. 

Nos demais dias, e permitido aos membros da Igreja Ortodoxa Bielorrussa comerem de tudo. Isso, a meu ver, é uma saída honrosa, na imitação alheia e para não extinguir a quaresma. Tenho, pessoalmente, opinião formada sobre a observância quaresmal, em seu duplo sentido, espiritual e canônico. Para mim, a época quaresmal, é, e deve-se manter inquebrantável.

O jejum em si é a abstinência total de qualquer comida ou bebida, durante o dia ou uma parte do dia, no final do qual acaba a abstinência, inclusive da carne e seus derivados. O importante é o espírito da quaresma, traduzido em transformação moral, social e espiritual. A Igreja nunca precisou tanto pra jejuar, orar e agir. Nunca teve tantos problemas para refletir, encarar e resolver. A quaresma o melhor remédio para todos os nossos males e nossa saúde física, moral e espiritual. “Bem aventurado o homem que sofre a tentação porque, depois que tiver sido provado, receberá a coroa da vida” (Tiago 1,12

Com a Benção Apostólica,
S. B. o Patriarca Athanasios Iº Aloysios.
 

SB Patriarca ATHANASIOS 1ro. ALOYSIOS

Iglesia Ortodoxa Bielorrusa Eslava en el Extranjero
Patriarcado Católico Ortodoxo Ecuménico de las Américas, Eurasia, África y Oceanía
Sucesión Sto. Wolodymir, American Orthodox Catholic Church
 


No hay comentarios:

Publicar un comentario