jueves, 11 de diciembre de 2014

Enciclica Patriarcal - Navidad e Inicio del Año Nuevo 2015



ENCICLICA PATRIARCAL PARA NATIVIDADE DE CRISTO -2014
E INÍCIO DO NOVO ANO DE 2015.

 SB Athanasios 1º Aloysios
Catedral Metropolitana de San Pedro y San Pablo 
(San Pablo - Brasil)

 
+ Athanasios Iº Aloysios, pela graça e misericórdia de Deus, Archieparca de Hebron, Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro.

Para toda a Igreja: Graça e Paz do Criador, Governador e Sustentador de toda a criação nosso Deus e Senhor Jesus Cristo,

Irmãos e Filhos abençoados;

“Vinde a nós para nos curar das nossas misérias e nos transformar de filhos do pecado em filhos de Deus“

 Este acontecimento da História Universal não é indiferente para a nossa vida. Tão pouco, o interesse que desperta em nós se circunscreve às efêmeras manifestações festivas. Devemos encarar com maior seriedade a nova situação. O Nascimento de Cristo nos dá a possibilidade de superar a nossa natureza mortal e de ascender ao Céu para conviver com Cristo; de fazer a paz com Deus; de vivenciar sua adoção filial; de viver, pelos séculos a alegria inesgotável de seu amor.

Festejemos, pois, no espírito, junto aos anjos e aos santos, a boa-vontade de Deus para com os homens e empreendamos hoje uma nova vida, digna do chamado do Deus encarnado.

Este comovente acontecimento, na mesma medida em que se consumou de maneira despercebida e humilde, trouxe uma grande mudança para o universo e, particularmente, para o futuro de cada um dos seres humanos. Não podemos ignorar sua importância só porque ocorreu longe da grande mídia, no interior de uma gruta humilde e insignificante. Tão pouco, festejar o acontecimento ruidosa e superficialmente, como uma efêmera festividade estacional, sem outra influência em nossa vida do que o desenfreado festejo mundano. Ainda que os acontecimentos do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam invisíveis aos nossos olhos humanos corruptíveis, há alguns que, com a graça de Deus, viram e nos descreveram os acontecimentos mais profundos e as místicas mudanças que sobrevieram para o mundo.

Festejamos o Natal, com a grande sabedoria de que esta santa data Deus nos deu seu Filho unigênito para nós salvar e nos guiar a vida nova e santificante, não para pensarmos que somos deuses ou poderosos, pois, todo o poder, honra e glorias pertencem a Deus Todo-Poderoso.

Inicia-se o ano 2015, Ano novo, vida nova; vida nova porque, circuncidando nós o “homem velho” com os seus vícios e as suas paixões, crescerá em nos o “cristão”; criatura nova, purificada com o Sangue de Cristo, vivificada e alimentada com a Sua graça, de modo que não mais vivamos nós, mas que Cristo viva em nós. O ano que começa em 2015 só terá valor se, dia após dia, a graça triunfar cada vez mais em nós, fazendo crescer nas nossas almas a vida de Cristo, e em nossas vidas a alma de Cristo. 

Nenhum de nós pode saber o que nos espera neste ano nascente, mas Deus sabe: a Sua vontade já preparou o nosso caminho e todas as particularidades da nossa vida estão já decididas na Sua mente. 

Amados em Cristo, sejais verdadeiros em vossos atos e compromissos assumidos, não sejais hipócritas e nem mentirosos, mas, sejais honestos e verdadeiros com vossas promessas e propósitos assumidos com Deus, com a Sua Santa Igreja e com todos os vossos irmãos.  

Não sejais extravagantes, nem ambiciosos, nem quereis aparecer mais que seus irmãos, pois, toda honra e toda glória pertence a Ele nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Convido a todos a trabalhar com amor, honra e honestidade, e sempre estar atento aos ensinamentos do Senhor nosso Deus, pautados sempre pelo pensamento do Cristo. 

Que todos tenham um Feliz Natal de 2014, e um abençoado Novo Ano de 2015, com as bênçãos da Santíssima Trindade. Em nossa Catedral Monastério de São Pedro e São Paulo, na Cidade abençoada por Deus de São Paulo de Piratininga, Estado de São Paulo, Brasil.

             De vosso Pai e Patriarca + Athanasios Iº Aloysios,
Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro do Patriarcado Catholico Orthodoxo Ecumênico das Américas, Eurásia, África e Oceania. (sucessão: Santo Wolodymyr Iº).               

No hay comentarios:

Publicar un comentario