lunes, 7 de marzo de 2011

MENSAJE CUARESMAL - SB Moran Mar Athanasios

Mensagem quaresmal de S. B. Moran Mar Athanasios ,
a toda a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava



A VOZ DO PASTOR

Bom dia Quaresma

Ao começar o tempo estritamente quaresmal , a Igreja convida-nos para a grande luta , luta decisiva contra o pecado, que nos deve conduzir à ressurreição pascal . O modelo é Jesus que , embora isento do fogo da concupiscência , quis por nós, ser tentado pelo demônio , para “ se compadecer das nossas enfermidades “(Hebr.4,15). A quaresma na Igreja Ortodoxa começa a meia noite de domingo , 06 de março de 2011 , não na quarta-feira de cinzas . É uma época de jejum, penitência, filantropia, restauração espiritual, moral e física. O Chamado carnaval é o sacrilégio da quaresma e da Igreja, incompatível com a vida cristã.

Com base no jejum de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt.4) os santos apóstolos observaram a quaresma (Mt. 9,15; At. 27,9) . Os santos padres, seus sucessores, em todos os séculos, vêm reforçando e estimulando os nobres preceitos e as positivas vantagens desta prática da coletividade, como sinal da união eclesial. O jejum individual, ocasional ou regional faz parte da tradição ortodoxa, mas não substitui ou descarta a quaresma.

Com a divisão da unidade eclesial, veio, inclusive, a quebra da quaresma. Cada Comunidade passou a legislar por conta própria , desviando-se das verdadeiras regras apostólicas , com escusas disfarçadas.

A quaresma , hoje, resume-se em abstinências de carnes e seus derivados na primeira e última semanas da quaresma e nas quartas e sextas feiras durante a mesma.

Nos demais dias , e permitido aos membros da Igreja Ortodoxa Bielorrussa comerem de tudo. Isso , a meu ver , é uma saída honrosa , na imitação alheia e para não extinguir a quaresma.

Tenho, pessoalmente , opinião formada sobre a observância quaresmal , em seu duplo sentido, espiritual e canônico. Para mim , a época quaresmal , é , e deve –se manter , inquebrantável .

O jejum em si é a abstinência total de qualquer comida ou bebida , durante o dia ou uma parte do dia, no final do qual acaba a abstinência , inclusive da carne e seus derivados . O importante é o espírito da quaresma , traduzido em transformação moral, social e espiritual. A Igreja nunca precisou tanto pra jejuar , orar e agir . Nunca teve tantos problemas para refletir , encarar e resolver.

É a quaresma o melhor remédio para todos os nossos males e nossa saúde física, moral e espiritual. “ Bem aventurado o homem que sofre a tentação porque, depois que tiver sido provado , receberá a coroa da vida” (Tiago 1,12)

Com nossa Benção Apostólica,

S.B. Moran Mar Athanasios Iº , Arcebispo Metropolita Maior

Pro- Patriarca das Américas, Eurásia , África e Oceania

No hay comentarios:

Publicar un comentario